Daniel

   O livro de Daniel, é um livro que nos mostra como a obediência a Deus é importante e o proveito que tiramos disso, nos mostra também que Deus libera dons espirituais aos obedientes.  O próprio Daniel escreveu o livro o que o torna ainda mais interessante. A história se passa na Babilônia, 605 a.C
Resultado de imagem para daniel The Bible    Daniel era um adolescente quando os babilônios invadiram seu país e levaram os membros da realeza e das famílias nobres para a Babilônia como prisioneiros. Por causa de sua inteligência e coragem, Daniel e alguns de seus amigos (Ananias, Mizael, Azarias - mais conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - nomes que receberam na babilônia) foram enviados á academia real da Babilônia a fim de aprenderem a vasta burocracia do império. Daniel concordou em trabalhar para o império (a alternativa era a morte), mas ele arriscou a vida em diversas ocasiões, por se recusar a participar de atividades que desonravam a Deus. Mais tarde ele se tornou oficial de alto nível do governo e um renomado sábio, até mesmo entre os babilônios, que concluíram que ele se utilizava da magia. (tirado da introdução do livro de Daniel na versão Bíblia A Mensagem)


  Daniel se mostrou obediente a Deus e as autoridades em todo tempo. Primeiro o rei Nabucodonosor mandou que levassem jovens nobres e israelistas saudáveis e inteligentes para trabalhar em seu palácio. Feito isso renomeou os jovens com nomes de deuses pagãos - pegou pesado! - Daniel ficou com o nome de Beltessazar, Hananias foi chamado de Sadraque, Misael chamado de Mesaque e Azarias de Abede-nego. Depois disso mandou que dessem da mesma comida que ele comia para os jovens. Daniel e seus amigos se recusaram a comer a comida pois essas eram consagradas a deuses pagãos. (Daniel 1:1-21) Então... Eles desobedeceram uma autoridade? Sim! Está ai o primeiro ponto que podemos aprender. "A autoridade maior é de Deus!". Se alguém que é autoridade na sua vida diz para que peque, você não deve obedecer, deve obedecer a Deus, pois ele é quem tem a maior autoridade. Mas não quer dizer que você tem que sair brigando com a pessoa por que a autoridade é de Deus, tudo se conversa. Ainda assim se esta pessoa insistir peça sabedoria a Deus sob o que fazer, mas sempre obedeça a Deus. 

  O segundo ponto está ai também, "Obediência a Deus". Daniel e seus amigos ficaram firmes, ainda que precisassem morrer eles morreriam como servos obedientes! Isso não é lindo? Tudo por amor a Deus. Devemos ser assim. A obediência deles a Deus fez com que Deus desse dons espirituais para eles, o dom da sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência, e a Daniel deu algo a mais, o dom de interpretar sonhos e visões. E ai? Agora você quer obedecer a Deus né? Não é bem assim... Primeiro conheça a Deus, se torne amigo dEle que você verá que obedecer a ele por dons em troca não é nada. A personalidade de Deus, o caráter dele é indescritível, você começa a obedecer a Ele por amor! Torne-se amigo de Deus, converse com Ele todas as horas, leia mais da palavra, tenha comunhão com o Espírito Santo.

  Daniel foi abençoado quando o rei Nabucodonosor teve um sonho de grande importância que nenhum mágico ou feiticeiro da época soube interpretar antes mesmo do rei contar o sonho. Daniel foi capaz! Pois ele foi capacitado por Deus. Deus capacita! Ganhou um alto cargo no palácio e o cobriu de presentes, se tornou governador de toda a província da Babilônia. A pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-nego administradores da província da Babilônia enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei (Daniel 2:1-49)

Sadraque, Mesaque e Abede-nego
  Os amigos de Daniel também passaram por situações difíceis. Os conselheiros do rei ficaram com raiva dos sábios de Deus que são chamados de estrangeiros  e decidem então se livrar de Daniel e seus amigos, mas seria má ideia tentar tal coisa no momento pois ele estava em um cargo elevado de poder no Reinado de Nabucodonosor, por isso começaram a tramar contra seus amigos . Depois de conquistar Jerusalém o rei Nabucodonosor começou a se achar mais poderoso do que todos os deuses e mandou que fizessem uma estátua para si mesmo e que todos deveriam adorá-la quando a trombeta soasse, quem não adorasse seria lançado dentro de uma fornalha ardente de fogo, e foi exatamente o que aconteceu. Sadraque, Mesaque e Abede-nego não adoraram a estátua quando a trombeta toca e os conselheiros vão contar ao rei. O rei chamou os três para que pudessem se explicar e assim adorarem a estátua, no entanto eles recusaram e disseram que nunca adorariam um ídolo.

   A ousadia deles fez com que o rei se estressasse a ponto de mandar aquecer a fornalha 7 vezes mais do que o normal. Oficiais do rei morreram só de os lançarem lá. (Dn 3:22).  Sem esperar, o rei observou que na fornalha haviam quatro homens e não três, como era possível? Três homens foram lançados e quatro homens eram visto, o quarto tinha uma aparência celestial. O rei mandou que os três saíssem da fornalha, e saíram intactos. Tremendo não é? Eles não negaram a Deus e o SENHOR mandou que um anjo fosse lá os proteger e as chamas não o queimaram. Depois do acontecido Nabucodonosor decretou que ninguém poderia ousar dizer uma palavra contra o Deus deles três, se fizessem o contrário morreriam. Deus foi fiel e os honrou por que eles continuaram sendo fiel e obedientes. E em nenhum momento reclamaram de tudo que estava acontecendo com eles desde que foram levados para Babilônia. Quantas vezes negamos a Deus? As vezes por vergonha, o que vão pensar de mim? As vezes por perseguição, ou você nega ou você morre! Ou você nega ou não vou te deixar em paz... Fato é que Deus é quem decide, Ele é quem manda, Ele pode fazer tudo mudar.

A cova dos Leões
   A babilônia foi conquistada por outro rei, o rei Dario, exatamente como os sonhos de Daniel revelaram. Este rei escolheu três ministros para controlar os cento e vinte governadores. Um desses era Daniel que se mostrou o mais competente. Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-nego, ele causou inveja nos outros ministros que procuravam algo para o acusar, mas por ter uma vida correta e justa não encontravam nada. Por isso deram ideia para que o rei desse uma ordem de que ninguém poderia fazer nenhum pedido a deuses somente ao rei durante 30 dias, se alguém fizesse isso seria jogado na cova dos Leões e o rei concordou. Daniel costumava a abrir as janelas ajoelhar e orar três vezes ao dia. Os inimigos de Daniel foram juntos até sua casa e encontraram Daniel orando e o denunciou ao rei. E o jogaram na cova dos leões (Dn 6:16) E mais uma vez Deus foi fiel, pois Daniel não o negou, Deus mandou que seu Anjo fechasse a boca para que os leões não ferissem ele. E o rei reconheceu e ordenou que todas as pessoas do reino dele respeitassem o Deus que Daniel adorava.

  O que podemos tirar de aprendizado? 
  • Devemos obedecer sempre as autoridades, porém a autoridade maior é de Deus, ele é quem concede a autoridade as autoridades. 
  • Devemos sempre obedecer a Deus, a obediência de Daniel e seus amigos a Deus fez com que Ele desse dons espirituais a eles. Daniel teve várias visões sobre o apocalipse que ainda não aconteceu, muito maneiro né?
  • Devemos não negar a Deus, pois ele nos protege, se mantém fiel e nos HONRA! Ainda que tenhamos que pagar um preço alto por não negar a Deus, sabemos que Ele não nos desampara nem nos abandona, por isso temos de estar confiantes nEle.
  • Temos muito que aprender também sobre os últimos dias, o livro de Daniel não registra somente as histórias que aconteceram com ele. Mas também suas visões e sonhos. Vale a pena ler.




Daniel Daniel Reviewed by Anônimo on 15:54 Rating: 5

Um comentário: